Etiquetas

sábado, 30 de junho de 2012

Mau calcetamento das estradas


As estradas dos arredores de Zona Quatro, em Ponta D´Água estão em péssimas condições causando, perigo para os carros que circulam naquela estrada. 

Há um ano que a estrada foi calcetada, mas hoje os carros que circulam ali têm de ter uma grande cautela, porque em vez de estrada é um buraco. Quando circulam duas viaturas no sentido contrário, um tem de parar para o outro prosseguir, por causa do buraco que fica na curva da rotunda.

 As pessoas que andam no passeio da estrada, não estão seguras devido á circulação de viaturas sendo que a estrada é muito estreita. 

O perigo ronda todos os dias naquela estrada, principalmente para as crianças que atravessam a estrada para irem á escola.


quinta-feira, 28 de junho de 2012

Vandalismo Juvenil




Ontem á noite, às 8 horas, Manuel tavares de 70 anos, foi assaltado na sua residência em Ponta D´Água onde mora com as filhas que de momento não se encontravam em casa. Os assaltantes aproveitaram a situação, arrombando e derrubaram o Manuel para o chão.

Uma vizinha conta, que há vários dias que a casa estava sendo vigiada e aproveitaram o apagão da luz para fazerem o assalto, ainda afirma que são quatro pessoas todos encapuçados.


Os assaltantes levaram dinheiro, um DVD e espancaram a vítima que não se encontrava de boa saúde e encontra-se hospitalizado.


Quando as autoridades chegaram os bandidos já estavam em fuga e não conseguiram identifica-los. Os familiares da vítima apelam á justiça pelos danos causados.

   


Ecoponto nas Escolas

As crianças das escolas do EBI, não tem consciência de como o lixo podem prejudicar a saúde, por isso deitam o lixo no chão. Os professores nas escolas ensinam às crianças que o meio ambiente deve ser preservado e que as salas de aulas devem estar sempre limpas, mas não é o suficiente. 

As crianças gostam de estar num ambiente livre, correndo de um lado para outro, brincando em todos os cantos da escola e não sabem do risco que correm caso pisarem nos vidros espalhados pelos cantos.

A escola do EBI de Ponta D´Água tem uma grande poluição de lixo, sendo que fica situada á beira da estrada onde passam carros, as pessoas aproveitam para deitar o lixo no chão e logo vai parar no recinto da escola. Ainda na parte de trás fica propriedades abandonadas pelo lixo, e quando há muito vento a escola parece uma lixeira.

A situação agora é outra porque a escola já dispõe de um ecoponto, o azul (papel), o verde (vidros), o vermelho (plásticos) e o amarelo (metal), onde as crianças serão ensinas em qual contentor colocam os plásticos, os papéis, metais e os vidros para ajudando-os a aprender a reciclar. 



quarta-feira, 27 de junho de 2012

Saúde & Diversão


O sol começa a nascer, o polivalente de Ponta D´Água logo às seis da manhã já recebe pessoas de várias localidades para a prática da ginástica aeróbica.  

Sem distinções jovens, adultos, crianças e idosos levantam- se cedo para o polivalente, preparando o aquecimento do corpo antes de começar a ginástica ao ritmo da música, pois todos querem manter o corpo em plena forma.

 Aos fins-de-semana percorrem várias localidades para levarem a ginástica para as pessoas que querem estar de bem com a saúde. Após a ginástica todos são felicitados, com um rico café da manhã para repor as energias.

A ginástica não é só diversão, mas contribui para ter boa saúde, principalmente para as pessoas que sofrem de algumas doenças e também pessoas com falta e excesso do peso entre outros.  

Juntos pela ginástica, rumo á boa forma e saúde.



Eleições Autárquicas 2012


  As campanhas eleitorais arrancaram no dia 15 de Junho, e os bairros da capital encontram-se, enfeitadas por todos os lados com cartazes amarelas e vermelhas dos candidatos. Os candidatos já começaram a apresentar as suas propostas para o povo decidir em quem votar, nas Eleições Autárquicas que serão no dia 1 de Julho de 2012.

Nestas épocas, os carros de anúncio estão espalhadas em todos os bairros, informando as pessoas dos comícios de festa dos candidatos nas respectivas zonas. Ainda os activistas e os candidatos andam de bairros em bairros, fazendo campanhas acompanhada de batucadas.

Os principais candidatos Ulisses Correia e Silva do MPD (Movimento para a Democracia) e Fernando Moeda do PAICV (Partido Africanoda Independência de Cabo Verde) estão muito confiantes na vitória do próximo dia 1 de Julho. 

Em Ponta D´Água, o circular das bandeiras, o movimento das pessoas com camisolas e chapéus, foi dos momentos das campanhas. Nas sedes das campanhas os activistas, mostram-se confiantes, saindo às ruas com músicas e batucadas para representar os seus candidatos. As sedes estão distanciadas uns dos outros, mas não contribui para que não haja desavenças entre os activistas.



O candidato Ulisses Correia e Silva com o lema “Pa Continua Ta Trabadja” apostam em continuar aquilo que começou á quatro anos, continuando com a reconstrução da praia. 


No comício festa em Ponta D´Água o candidato Ulisses subiu ao palco depois de muita música e animação apresentando as suas propostas para Ponta D´Água. 
Ulisses prometeu aos Pontadaguenses, caso ganhar as eleições do dia 1 de Julho, que a estrada principal será asfaltada para facilitar os condutores nas estradas, a comunidade de Zona Quatro que fica situada depois do polivalente, vai disponibilizar de jardins infantis e o antigo chafariz abandonado, passa a ser uma praça digital para os jovens. 

Não foi só promessas feitas, mas também Ulisses acusou a oposição Nando Moeda de mentiroso, porque faz só promessas às pessoas e depois finge não conhece-las, ao contrário dele que promete com a sua palavra e depois cumpri. Assim o candidato terminou o seu discurso consciencializando as pessoas sobre a sua proposta.


O candidato Fernando Moeda sob o lema “Djuntu, Pa Praia Midjor” aposta nos jovens praienses oferecendo mais empregos e bolsas de estudo. 


No comício festa em Ponta D´Água Moeda prometeu trabalho aos jovens desempregados e ainda o calcetamento das ruas. Moeda realça ainda, que caso for eleito no dia 1 de Julho, a praia irá mudar de rumo. Acusou a oposição de retirar as vendedeiras grávidas da rua pedonal, tirando-lhes os seus ganha-pão.
 Para massacrar Ulisses ainda mais, Moeda acusa os Guardas Municipais da Câmara, de má prestação de serviços e retirando às vendedeiras ambulantes os seus produtos. Moeda confiante da vitória terminou, o seu discurso deixando a sua proposta. 


Em Ponta D´Água os candidatos passaram as mensagens e propostas, nas campanhas e cabe ao povo decidir no dia 1 de Julho, quem é o candidato que deve ficar no poder.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Jornalismo exercido em Cabo Verde


O jornalismo é uma área muito complexa que exige trabalho, esforço, dedicação e sobretudo um elevado nível de conhecimento.

A realidade cabo-verdiana, demonstra que, no nosso país existe um jornalismo generalista, porque os jornalistas cabo-verdianos não tem conhecimentos numa área específica, mas nas diversas áreas.

Pois para especializar-se numa área não é muito fácil, porque exige um conhecimento profundo, mas também não é a coisa mais difícil do mundo.

Em Cabo Verde não existe jornalismo especializado nem órgão especializado. Como já referi no ponto anterior existe, jornalismo generalista onde cada jornalista sabe um pouco de tudo, e retracta assuntos das diversas áreas.

A Televisão de Cabo Verde depois de 27 anos no mercado inaugurou o seu primeiro estúdio digital, para reforçar as condições de fazer o jornalismo e usufruindo das novas tecnologias de informação e de comunicação.

O grande passo foi dado mas ainda a especialização em alguma área não foi feito, sendo que Cabo Verde é um país em via de desenvolvimento, que ano tem uma economia rica o que dificulta um pouco e ainda devido á crise internacional que se alastra no mundo todo.

Por outro lado pode-se dizer que existe a tendência de jornalismo especializado na política, porque nos telejornais, nas notícias dos jornais e das rádios, as questões políticas é o prato principal. Os órgãos de comunicação social dependem do Governo, onde cada órgão tem o seu partido e o defende.

O jornalismo evolui muito em Cabo Verde nos últimos anos, com o emprego dos jornais online facilitando as pessoas de informar e serem informados, aqui e na diáspora.








segunda-feira, 18 de junho de 2012

Curiosidades Sobre o lixo


1. Os mais velhos resíduos foram encontrados na África do Sul e têm cerca de 140 mil anos. Esse lixo milenar – que contém ossos, carvão, fezes e restos de cerâmica – oferece informações preciosas sobre os hábitos de vida do homem antigo

2. No ano 500 a.C., Atenas criou o primeiro lixão municipal, exigindo que os detritos fossem jogados a pelo menos 1,6 quilómetros das muralhas da cidade

3. O inventor inglês Peter Durand patenteou a lata de lixo em 1810

4. Os aterros sanitários representam a maior fonte de metano produzido pelo homem. A cada ano, 7 milhões de toneladas de metano vão parar na atmosfera

5. Em 2002, o oceanógrafo americano Charles Moore vasculhou uma área de 800 quilómetros quadrados do Oceano Pacífico e encontrou 4,5 quilos de resíduos plásticos flutuando no mar para cada meio quilo de plâncton.