cafecomnoticias.blogspot.com |
A grande vantagem do web jornalismo é que na web os textos, apresentam características como interactividade, hipertextualidade, hipermédia e a velocidade para que as pessoas possam interagir com o site, o que não é visível no jornalismo impresso, que é um jornalismo no papel só com textos e as imagens.
Em Cabo Verde não podemos dizer que pratica-se web jornalismo, mas há tendência para tal. Com a predominância de vários jornais on-line os leitores já o consideram como web jornalismo, mas na prática é o jornalismo impresso que colocam na web para as pessoas consultarem.
A professora de jornalismo na universidade da Florida Mindy McAdams afirma que o verdadeiro jornalismo on-line é aquele que inclui gráficos, animações, sons e elementos interactivos que não podemos incluir em uma versão impressa de um jornal. Ela mostra claramente o web jornalismo é um site onde existe a interactividade com o leitor, onde possam comentar as noticias, falar com o autor entre outros. Também realçou a questão da velocidade das notícias, onde deve ser actualizada toda hora. Os links são muito importante para as pessoas ir e consultar outras páginas.
A Mindy McAdams demostrou o seu conhecimento sobre o jornalismo on-line e novos desafios que irão surgir ao longo do tempo. Por outro lado em Cabo Verde esse desafio ainda está longe de ser conseguida, porque nas notícias que colocam na web, a primeira coisa que nota-se é que os textos são muito longo e é a mesma notícia que estava no jornal impresso.
Links ou Hiperlinks
A ausência de links ou hiperlinks é muito visível, quando o leitor lê o texto do começo ao fim, não encontra nenhum link para fazer interacção com outra página, mas encontra só o texto, o que torna muitas vezes numa insatisfação para as pessoas e na falta de interesse naquela notícia.
Multimédia
Um verdadeiro jornalismo na web é aquela que apresenta a multimédia completa de vídeo, sons, animações,etc.
Ao contrário do jornalismo on-line Cabo-verdiano, onde a multimédia não é visível, porque o texto não vem acompanhado de vídeo, sons animações, entre outros, caso a pessoa queira assistir o vídeo daquela peça.
Ainda falta muito para ser feito para que possamos ter um verdadeiro jornalismo on-line em Cabo Verde, apesar da infoexclusão sendo que cerca de 30% da população tem acesso á internet, mesmo assim não torna numa barreira impossível de mudar o jornalismo.
Páginas relacionadas:
Sem comentários:
Enviar um comentário